4 tendências da mobilidade urbana para 2024
Por Daniel Médici Lourenson, CEO do aplicativo KIM e especialista em meios de pagamento e mobilidade urbana
Boas experiências de mobilidade urbana sempre devem ser compartilhadas, especialmente nas grandes cidades. Ao longo de 2023, aconteceram vários eventos do setor no Brasil e no mundo que trouxeram insights importantes de como a tecnologia e a mobilidade devem avançar neste novo ano, como a Conferência América Latina da Associação Internacional do Transporte Público (UITP), no México, e o UITP Global, na Espanha, o Congresso de Mobilidade Urbana da ANTP, Seminário Nacional NTU, entre outros.
Nesses encontros, empresários, operadores de transporte e representantes dos governos locais abordaram as principais tendências do setor no mundo, os sistemas de planejamento, gestão e monitoramento, além da evolução do transporte público. A partir dessas oportunidades de trocas de conhecimentos, podemos citar algumas tendências do setor em 2024:
1. Ônibus elétricos
Como primeiro exemplo, destaca-se a eletrificação das frotas no transporte coletivo. Os veículos elétricos são uma grande aposta do setor e devem estar cada vez mais presentes nas cidades brasileiras e no exterior. Este é um tema que ainda carece ser discutido e planejado pelas empresas e poder público. Afinal, essa tendência está diretamente relacionada com a preocupação acerca do futuro do planeta, visando contribuir para o meio ambiente e diminuição da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, além de ajudar a tornar os veículos mais tecnológicos e aumentar a vida útil dos sistemas.
2. Meios de pagamento
Grandes centros urbanos do Brasil e do mundo ainda não têm aplicativos que oferecem funcionalidades para recarga do bilhete eletrônico ou meios de pagamento da passagem pelo celular, por exemplo. Produtos simples, seguros e que abraçam as necessidades dos passageiros, como o aplicativo do KIM, são importantes ferramentas para inovar a jornada no transporte coletivo.
Cada vez mais as pessoas concentram suas vidas nos smartphones, seja para comunicação, compras, serviços ou pagamentos. Por isso, soluções como recarga do cartão de transporte, a geração de QR Code e a diversificação dos meios de pagamento dão maior poder de escolha aos cidadãos, além de oferecer praticidade e agilidade no dia a dia.
Vale destacar também que serviços como esses têm um papel importante para os governos locais e operadores de ônibus para melhorar o transporte público. Essas funcionalidades também possibilitam melhorar percepção dos passageiros em relação à mobilidade urbana.
3. Otimização do tempo
O tempo é um ativo valioso na sociedade. Gastar parte do dia em filas ou esperando o transporte ainda é a realidade de muitas pessoas, quando na verdade, deveria ser exceção. E não é preciso ir tão longe para encontrar soluções eficazes que auxiliam a resolver essas questões. A integração dos sistemas de gestão do transporte com as ferramentas acessíveis pelos cidadãos gera mais transparência e ajuda a dar mais previsibilidade de tempo, de lotação dos sistemas e das rotas aos passageiros.
4. Uso da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial está caminhando em todas as áreas e na mobilidade não será diferente. Há países que já a utilizam para o gerenciamento do tráfego, planejamento de rotas, interatividade em viagens e manutenções preventivas. Nos próximos anos, veremos crescer os testes de ferramentas, principalmente associadas ao machine learning, para melhorar a experiência dos passageiros.
Para 2024, esperamos que a mobilidade urbana siga avançando, tornando-se mais tecnológica, com foco principalmente na melhoria dos sistemas de transporte coletivo para os passageiros que necessitam dele.
Sobre o KIM
KIM é um aplicativo de mobilidade urbana que tem o objetivo de facilitar a jornada dos passageiros de transporte público. Criado em 2017, o aplicativo soma mais de 1 milhão usuários e está disponível em cerca de 75 cidades no Brasil, incluindo as capitais Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Vitória. Por meio do app, o cliente consegue recarregar seu cartão de transporte, da forma que lhe for mais viável (PIX, cartão de crédito ou débito e boleto); acompanhar toda a movimentação de uso do cartão através do extrato; revalidar o cartão de estudante; pedir uma segunda via do bilhete eletrônico e bloqueá-lo em caso de perda, roubo ou furto. O app também permite o pagamento da passagem com QR Code, diretamente na catraca do ônibus ou estação, e usando o celular. Além disso, a ferramenta conta com um mapa, onde é possível acompanhar os horários dos ônibus e traçar rotas para chegar ao destino desejado. A disponibilidade dos serviços pode variar de acordo com a localidade.