AES Brasil realiza projeto de apoio a geração de renda no turismo em municípios no interior do Rio Grande do Norte
O projeto é destinado a associações de pescadores, marisqueiras, bugueiros, canoeiros e barqueiros, dos municípios de Areia Branca e Galinhos. São 86 horas de conteúdo gratuito em áreas como primeiros socorros, direção defensiva e turismo que contribuem para geração de renda local.
A AES Brasil, empresa geradora de energia 100% renovável, presente nos municípios de Areia Branca e Galinhos, no Rio Grande do Norte, está desenvolvendo dois projetos com foco na inclusão produtiva na região. Profissionais de diferentes áreas estão participando de cursos gratuitos para melhoria da qualidade dos serviços e consequentemente o fomento da geração de renda local.
Os participantes estão sendo capacitados em diferentes frentes, em Galinhos o foco está em: técnicas para condução de visitantes e orientador turístico, direção defensiva, prevenção de acidentes e condutas em situações de emergência, produção alimentícia e associativismo, já em Areia Branca o foco é voltado a geração de renda em gastronomia com culinária regional, manuseio e conservação de alimentos, associativismo e marketing para vendas. Ao todo são 86 horas de formação totalmente gratuita, com foco em associações de pescadores, marisqueiras, bugueiros, canoeiros, barqueiros e pequenos empreendedores da culinária regional dos dois municípios. A estimativa é de 80 beneficiários diretos e mais de 200 impactos indiretos.
“Após uma escuta realizada com diferentes pessoas da região, entendemos que esses projetos de inclusão produtiva teriam maior impacto localmente, que promovendo capacitações as associações terão mais capacidade de aprimorar seus trabalhos e consequentemente aumentar suas rendas, contribuindo para o fortalecimento de um ciclo positivo para toda a comunidade”, diz Lilyan Amorim, Analista de Sustentabilidade da AES Brasil.
Em Areia Branca, município em que está situado o Complexo Eólico Salinas, o projeto acontece na comunidade de Ponta do Mel, e beneficia 25 pessoas de forma direta e 75 indiretamente. A iniciativa está sendo realizada na Associação das Marisqueiras, com a participação de mulheres da comunidade capacitando-as para atuar na produção e venda de produtos alimentícios, com a visão de ampliarem novos ramos de negócio, buscando diversificar a geração de renda. Um exemplo disso é a produção e venda de petiscos elaborados com peixes e frutos do mar.
Já em Galinhos, onde está o Complexo Eólico Ventus, o projeto busca aprimorar os serviços oferecidos pelas associações, com capacitação aos empreendedores, ampliando as oportunidades de negócio e gerando renda de forma segura.
"O curso tem muitos conhecimentos culinários com ingredientes acessíveis da região. São coisas do nosso dia a dia, e isso aumenta muito as possibilidades de uso do que a gente aprende", relata José Valter Tavares da Cruz, um dos beneficiários do projeto em Galinhos.
|
Em Ponta do Mel, o curso de culinária teve como foco a produção de petiscos congelados. As alunas aprenderam boas práticas de porcionamento, precificação e conservação dos produtos para poderem atender bares e restaurantes. Foram disponibilizados utensílios de cozinha para a sede da associação de marisqueiras para que pudessem colocar em prática o aprendizado adquirido nas capacitações. "Uma oportunidade única que a gente tem para se aperfeiçoar mais ainda no nosso trabalho. Ter experiências novas para passar para nossos clientes foi maravilhoso.", diz Ana Clarice, uma das beneficiárias do projeto em Areia Branca.
O projeto de Inclusão Produtiva faz parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne iniciativas sociais desenvolvidas pela Companhia, promovendo impacto nas comunidades que integram suas áreas de atuação. O programa se baseia em três pilares: inclusão produtiva e empreendedorismo, segurança hídrica, educação, cultura e esporte. O projeto de inclusão produtiva tem como parceiro executor a Gaja, consultoria especializada em desenvolvimento social.
Sobre a AES Brasil
Acelerando o futuro da energia há quase 25 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes renováveis. A Companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.
Hoje, a AES Brasil possui um portfólio diversificado, com 5,2 GW de capacidade instalada 100% renovável e totalmente contratada. Desse total, 2,7 GW correspondem ao portfólio hídrico, 2,2 GW ao eólico e 0,3 GW ao solar.
Em seu pipeline, a companhia possui um elevado potencial de crescimento nos segmentos eólico e solar, com projetos em diferentes fases de evolução que poderão adicionar até 4 GW de capacidade instalada ao seu portfólio.