A ex-aluna da Maple Bear Natal, Luísa Benfica, recebeu seis prêmios na cerimônia de conclusão do oitavo ano da Blessed Trinity Catholic School, em Toronto, no Canadá. A adolescente de 13 anos cursou quase todo o ensino fundamental na escola, e se mudou para o Canadá com a família em julho de 2023. A metodologia de ensino canadense, que ela já estava adaptada, foi um dos grandes diferenciais para o seu desempenho.
Na cerimônia de graduação, quando os estudantes do oitavo ano concluem a Middle School, a potiguar recebeu seis das 13 premiações. Entre os reconhecimentos estão "Academic Excellence", por conquistar a maior média entre os alunos; "Catholic Leadership Award", por demonstrar liderança; e "Student of the Year", por ter se destacado e ajudado a escola.
O ensino canadense da Maple Bear Natal foge dos modelos tradicionais e fez toda diferença para que Luísa não sentisse dificuldades para se adaptar à nova realidade. Na escola, os alunos são estimulados a observar, resolver problemas e tomar decisões, sempre com atividades que contribuem para a formação de indivíduos independentes e com pensamento crítico.
Outro ponto de destaque, durante os oito anos em que Luísa estudou na Maple Bear Natal, foi o ensino bilíngue, como ela fez questão de ressaltar. "Ao chegar no Canadá o meu inglês estava afiadíssimo e não tive problemas com isso. Quando entrei na escola eu já fui encaminhada para uma aula especial de inglês para iniciantes, mas para a surpresa da minha professora, com cerca de um mês, eu já estava demonstrando muita facilidade, então fui mandada para a aula normal de inglês", conta.
O ensino canadense, aplicado pela Maple Bear Natal, é reconhecido como um dos melhores do mundo, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). A prova é aplicada em 81 países para avaliar o desempenho de alunos em matemática, ciências e leitura. No último ranking, em 2022, a metodologia canadense se manteve no top 10 em cada uma das competências avaliadas. O Brasil está na parte de baixo do ranking, com índices preocupantes.
Para Luísa, além dos conhecimentos, a Maple Bear Natal ainda proporcionou aprendizados que lhe deram confiança para disputar e ganhar a eleição para presidente do Grêmio Escolar e participar de programas e palestras sobre liderança. "A minha mudança foi bastante feliz, mas triste ao mesmo tempo, pois eu sabia que nenhuma outra escola poderia ser tão boa e memorável como a Maple. Ter estudado lá com certeza foi uma das melhores coisas. Pude usar muitos dos meu aprendizados nesse novo capítulo da minha vida", conclui a estudante.
Maple Bear Natal
Fundada há 15 anos, a Maple Bear Natal conta atualmente com turmas da educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental II (9º ano). No ensino fundamental, os alunos desenvolvem todas as competências de comunicação em português e inglês, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As aulas acontecem 50% em inglês e 50% em português. Os conteúdos estudados em inglês incluem Língua Inglesa, Artes, Matemática e Ciências.