Consórcio facilita a aquisição de veículos híbridos e impulsiona práticas sustentáveis

A modalidade é isenta de juros e oferece créditos mais atrativos na compra de modelos eletrificados

Consórcio facilita a aquisição de veículos híbridos e impulsiona práticas sustentáveis
Demerson Vieira, gerente comercial da Ademicon

A venda de carros híbridos, ou seja, veículos movidos a combustíveis tradicionais e a energia elétrica, tem registrado crescimento no Brasil. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que, nos cinco primeiros meses de 2024, a comercialização destes modelos aumentou 70,3% em comparação ao mesmo período em 2023. Já segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o número de veículos elétricos e híbridos aumentou 787,5% no Brasil entre 2019 e 2023. A elevação é impulsionada por um mercado de consumo cada vez mais consciente e preocupado com economia e sustentabilidade.

O acesso ao crédito, neste cenário, é um fator essencial para alavancar as vendas no segmento e a circulação dos modelos no país. O financiamento é uma estratégia amplamente utilizada, mas os juros são altos e o consumidor acaba desembolsando um valor maior para adquirir o veículo. Diante deste contexto, o consórcio, por ser isento de juros, se torna uma opção mais barata de acesso ao crédito, principalmente de modelos eletrificados, que são comercializados por preços mais elevados no mercado automotivo. Como uma modalidade já consolidada por auxiliar os brasileiros a adquirirem seus automóveis há anos, esta pode ser uma saída mais vantajosa também para a compra dos híbridos.
 

De acordo com Demerson Vieira, gerente comercial da Ademicon, maior administradora independente de consórcios do Brasil em créditos ativos, além da ausência de juros, o consórcio possui outros benefícios como parcela reduzida e planejamento financeiro personalizado. “A disponibilidade de crédito e o plano de pagamento são realizados de acordo com a necessidade do cliente. Neste caso, a modalidade passa a ser uma aliada na compra dos automóveis e, consequentemente, na promoção da sustentabilidade e na redução de emissão de carbono na atmosfera”, explica o executivo
 

Setor em crescimento

A venda de modelos híbridos ou elétricos já alcançou um total 64.908 unidades neste ano, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), e a tendência é de que a curva se mantenha em ascensão. “Vivemos um momento em que a sociedade enxerga a consciência ambiental e a sustentabilidade como valores indiscutíveis. Neste sentido, o consórcio cumpre a função de estimular a população a adquirir automóveis sustentáveis”, pontua Demerson.

No entanto, a compra de um veículo híbrido ou elétrico deve estar atrelada aos mesmos cuidados de qualquer outro automóvel. Segundo o especialista, alguns fatores devem ser observados. “É importante priorizar um veículo novo. Caso não seja viável, optar por um seminovo abaixo de três anos de utilização. Buscar marcas que tenham uma consolidação tecnológica avançada na fabricação de modelos eletrificados, pesquisar por boas concessionárias e não deixar de verificar a procedência e quilometragem, no caso de veículos seminovos”, finaliza.
 

Sobre a Ademicon   

A Ademicon tem 33 anos de atuação e é a maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos. A companhia entende o consórcio como uma ferramenta de planejamento financeiro e também um investimento, que possibilita a conquista de bens e serviços com foco na geração de novos negócios, na formação do patrimônio e na realização de projetos de vida dos clientes. Por meio da Ademicon Consórcio e Investimento, a empresa comercializa consórcio nos segmentos de imóveis, veículos (leves e pesados) e serviços. Já com a Ademicon Administradora, outro braço da holding, opera o consórcio de grandes marcas parceiras, como New Holland, Iveco, Librelato, Mitsubishi e Suzuki. Além disso, administra o Consórcio Coxa, resultado da parceria com o Coritiba Foot Ball Club, o Consórcio do Peixe, com o Santos Futebol Clube, o Consórcio SPFC, com o São Paulo Futebol Clube, o Consórcio Palmeiras, com a Sociedade Esportiva Palmeiras, o Consórcio do Vitória, com o Esporte Clube Vitória, o Compre Náutica, fruto da união com a consultoria de compras de produtos náuticos, e o PopCon Consórcio, da parceria com o Grupo Massa. A companhia também tem parcerias estratégicas com o BTG Pactual e banco BV, a partir das quais oferece o consórcio aos clientes dos bancos. Seu portfólio conta ainda com o home equity, car equity e cota equity, comercializados pela Ademicon Crédito, e seguros. A empresa, que tem atuação nacional e os fundos Treecorp Investimentos e 23S Capital em sua estrutura acionária, conta atualmente com 199 unidades de negócio distribuídas em 24 estados e no Distrito Federal.