Dia do Atletismo - esporte brasileiro em festa
Modalidade segue sendo protagonista no esporte nacional e São Paulo tem tido papel fundamental nesse sucesso
O Dia do Atletismo, celebrado em 9 de outubro, é uma data importante para promover e reconhecer a prática desse esporte que é um dos mais antigos e universais. O atletismo abrange diversas modalidades, como corridas, saltos e lançamentos, e é fundamental para o desenvolvimento físico e mental dos atletas.
Essa data serve como um momento de reflexão sobre a importância da atividade física na saúde e no bem-estar, além de incentivar novos praticantes a se engajarem no esporte. Muitas escolas, clubes e organizações esportivas aproveitam a ocasião para realizar eventos, competições e atividades educativas, promovendo a inclusão e a participação de pessoas de todas as idades.
O atletismo também é um componente essencial dos Jogos Olímpicos e de várias competições internacionais, simbolizando a busca pela superação e pelo espírito esportivo. Celebrar o Dia do Atletismo é celebrar a dedicação, a disciplina e o amor pelo esporte que une pessoas ao redor do mundo.
O Brasil tem 21 medalhas olímpicas na história e campeões olímpicos, como Adhemar Ferreira da Silva, no salto triplo, Joaquim Cruz, nos 800 m, Maurren Maggi, no salto em distância e Thiago Braz, no salto com vara.
O primeiro medalhista do atletismo do Brasil foi José Telles da Conceição, no salto em altura, em Helsinque-1952. Vanderlei Cordeiro de Lima, na maratona, levou o bronze em Atenas-2004 e também recebeu a medalha Pierre de Coubertain, reservada a pouquíssimos heróis no mundo.
Este ano, o Brasil trouxe duas medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, a prata conquistada por Caio Bonfim, nos 20 km de marcha atlética, e o segundo bronze olímpico, obtido por Alison dos Santos, o Piu, nos 400 m com barreiras.
A força e a relevância de São Paulo
A Federação Paulista de Atletismo é a principal do país e tem contribuído para a manutenção do esporte em todos os níveis. Com 100 anos de história, tem tido papel fundamental na formação de atletas para competições nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que busca incentivar a prática esportiva entre os jovens.
No alto rendimento, por exemplo, muitas das medalhas foram conquistadas por atletas que defenderam ou defendem clubes paulistas, ratificando a contribuição do Atletismo Paulista e, por essa razão, sendo motivo de muita alegria e de comemoração no Dia do Atletismo.
Os medalhistas filiados à Federação Paulista de Atletismo são Adhemar Ferreira da Silva, pelo São Paulo FC, Nelson Prudêncio, por Jundiaí, João do Pulo, do Pinheiros, Joaquim Cruz, competiu pela ULTRACRED, Piu, pelo EC Pinheiros, Rosemar Coelho, Thaissa Presti (vice-presidente da FPA), Lucimar Moura, pela BMF/Bovespa, Robson, pelo Ultracred e Sesi, Arnaldo de Oliveira, Ultracred e Sesi, André Domingos e Sandro Viana, pelo ASA São Bernardo, Maurren, pelo BMF/Bovespa, Rosangela Santos pelo Pinheiros, Bruno Lins, da BMF/Bovespa, Vicente Lenílson, da ASA São Bernardo, e José Carlos Codó Moreira, grupo Rede/Bragança.
Mais informações, https://atletismopaulista.com.