Inadimplência chega a 70 milhões de brasileiros em abril
Especialista explica como negociar dívidas com inteligência e conseguir descontos

O Brasil registrou em abril de 2025 um novo recorde de inadimplência: 70,29 milhões de brasileiros estão com o nome negativado, segundo levantamento da CNDL e do SPC Brasil. O número representa 42,36% da população adulta e reflete o impacto do alto custo de vida, endividamento das famílias e juros elevados.
A maioria das dívidas é especializada no setor bancário (66,95%), seguido por contas de água e luz (9,78%) e comércio (9,64%). A faixa etária mais afetada é de 30 a 39 anos, com mais de 17 milhões de inadimplentes.
Diante desse cenário, Edemilson Koji Motoda, diretor do Grupo KSL, empresa especializada em cobrança ambiental e jurídica, destaca que é possível renegociar dívidas com condições mais adequadas, desde que o consumidor adote uma postura proativa e estratégica. "As empresas estão mais abertas a ofertas de descontos, prazos estendidos e redução de juros. Mas é essencial que o consumidor se prepare para a negociação e cumpra os acordos firmados", afirma.
5 passos para negociar dívidas com sucesso
- Mapeie suas dívidas:
Liste todas as dívidas, valores, credores e prazos. Essa visão geral ajuda a definir prioridades e estratégias de pagamento.
- Avalie sua capacidade de pagamento:
Analise suas rendas e despesas para determinar quanto pode destinar ao pagamento das dívidas, evitando comprometer o orçamento.
- Entre em contato com os credores:
Adquira os credores para negociar condições que sejam adequadas à sua realidade financeira. Muitas empresas oferecem canais de atendimento específicos para renegociação.
- Formalizar o acordo
-se de que todas as condições negociadas estão documentadas, seja por contrato ou e-mail, para evitar mal-entendidos futuros.
- Cumpra ou combinado
Honre os pagamentos conforme o acordado. O descumprimento pode resultar em perda de renovação e dificultar futuras negociações.
Motoda ressalta que, além da negociação, é fundamental adotar hábitos de educação financeira para evitar o endividamento recorrente. “Controlar os gastos, evitar compras por impulso e manter uma reserva de emergência são atitudes que são direcionadas para a saúde financeira e previnem a inadimplência”, orienta o especialista.
Sobre a KSL
O GRUPO KSL é especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, atuando também em serviços de Contact Center e relacionamento. Desde o seu surgimento, em 1996, o equilíbrio entre atendimento humanizado e inovação tecnológica sempre balizou os serviços prestados pelo grupo, que personaliza serviços e soluções que integram o processo de gestão de seus clientes.