Planejamento empresarial anual – potencializando estratégias em 2025

O conteúdo conta com a participação de Carlos Moreira, conselheiro consultivo e gestor com mais de 37 anos de experiência no cenário corporativo.

Planejamento empresarial anual – potencializando estratégias em 2025
Grande parte das empresas já está concentrando esforços na elaboração do planejamento empresarial anual para entender o desempenho do ano anterior, redefinir objetivos quando necessários e revisar as metas para alcançá-los.

Se antecipar a eventos imprevistos é essencial para empresas que buscam sustentabilidade no mercado. Negócios que ignoram essa necessidade podem comprometer sua sobrevivência. Dados do Mapa de Empresas do Governo Federal mostram que, em 2024, 854.150 empresas fecharam suas portas.

Com ampla experiência no ambiente corporativo, atuando como Advisor à frente da MORCONE, auxiliando e orientando empresas, especialmente empresas familiares brasileiras a se estruturarem para chegar aos 100 anos, abordo sobre como elaborar o planejamento empresarial anual de forma bem-sucedida.

Planejamento empresarial anual para o sucesso do negócio

O planejamento anual é desenvolvido com base na visão estratégica e nos principais valores cultivados pela empresa. É este instrumento de gestão que fornece metas, métricas e orçamentos, que irá orientar a liderança sobre as principais ações a serem desempenhadas em curto e longo prazo.

O planejamento anual empresarial basicamente funciona como um “mapa” que apresenta o caminho para que o plano possa ser cumprido por meio de metas menores que convergem para uma visão ampla compartilhada pelo negócio de onde pretende chegar até o final do ano.

Este instrumento, essencial para o sucesso da empresa, permite que o negócio:
  • Estabeleça objetivos claros;
  • Defina prioridades;
  • Avalie recursos;
  • Crie soluções para problemas;
  • Realize investimentos de maneira mais estratégica.
É de suma importância revisar o planejamento do ano anterior, assim como acompanhar as principais mudanças no mercado e quanto às regulamentações.

Principais estratégias de otimização para o planejamento anual em 2025

Dentre as principais estratégias para um planejamento empresarial anual bem-sucedido, destaco as seguintes:

Análise de cenários

Se antecipar às mudanças é uma das estratégias mais requeridas às empresas sustentáveis que minimiza os impactos e possibilita aproveitar as oportunidades.

A análise de cenários permite ao negócio a identificação das principais tendências e realizar projeções que apresentam diferentes caminhos possíveis ao negócio. Essa capacidade é fundamental, pois permite ao negócio navegar com maior confiança mesmo diante de mudanças inesperadas e incertezas.

Tecnologia e inovação

Sem tecnologia adequada, as empresas ficam atrás na corrida competitiva e, além disso, é ela o pilar imprescindível para a modernização e otimização do planejamento empresarial anual.

Ferramentas como softwares de gestão, plataformas de BI (Business Intelligence) e sistemas de automação permitem aos negócios a interpretação precisa dos dados, assim como a identificação de padrões de mercado.

Além disso, vale salientar que, tecnologias adequadas melhoram a execução das estratégias, reduzem custos e aumentam a eficiência operacional.

Gestão de riscos

Empresas em busca da sustentabilidade empresarial precisam adotar estratégias a fim de mitigar incertezas econômicas ou regulatórias. Um bom planejamento precisa reunir planos de contingência, avaliação de cenários e o acompanhamento das regulamentações do setor.

Desenvolvimento das lideranças

Muitas empresas falham quando ignoram a importância de investir no desenvolvimento de habilidades de liderança como tomada de decisão e boa comunicação, requisitos cruciais para o sucesso do planejamento empresarial anual.

Quando as lideranças estão preparadas, são capazes de adaptar estratégias diante de desafios e de manter a equipe focada no propósito.

E também acho fundamental destacar que o sucesso do planejamento anual por meio da execução das principais estratégias definidas, depende de fatores como:

Engajamento de todas as equipes da empresa no processo

O planejamento empresarial anual eficiente é aquele que conta com o envolvimento de todas as esferas do negócio no processo. Os profissionais de diferentes áreas precisam estar engajados para o sucesso da execução estratégica.

Muitos planejamentos falham porque não empregam energia o suficiente naqueles que são fundamentais para a implementação de quaisquer mudanças: as pessoas.

Comunicação clara e cronograma detalhado

Este fator está intimamente conectado ao anterior, afinal, para conseguir engajar é necessária a boa e clara comunicação de maneira que todas as equipes compreendam seus papéis e responsabilidades no planejamento anual.

E assim como a boa comunicação é imprescindível, com o cronograma detalhado acontece o mesmo, afinal, serve como guia que ajudará no acompanhamento de prazos, na delegação de tarefas e na avaliação do progresso de cada uma das ações planejadas.

Conselho consultivo como pilar estratégico para o planejamento anual de sucesso

Principalmente quando se refere à execução do planejamento empresarial anual, o conselho consultivo assume o papel de facilitador de decisões estratégicas.

Este órgão que reúne perspectivas externas e imparciais auxilia os gestores, especialmente em empresas familiares, na identificação de oportunidades, na mitigação de riscos e a priorizar ações que geram maior impacto.

O conselho ajuda a  empresa enxergar além de suas limitações internas, propõe ideias inovadoras e soluções para problemas de alta complexidade que vão desde a expansão para novos mercados a mudanças regulatórias, e cada ação é desempenhada  à luz da governança corporativa.

O conselho consultivo contribui com a empresa para:

Visão de longo prazo – Ajudando principalmente os gestores na definição de metas claras, que sejam realistas e que estejam alinhadas às tendências do mercado. Sendo assim, as empresas podem estruturar planos que não fujam das demandas atuais, o que as coloca em posição de relevância e competitividade.

Gestão de conflitos e planejamento sucessório – E claro, um robusto planejamento empresarial anual também precisa contemplar a discussão de questões delicadas, como é o caso da transição entre as gerações na empresa familiar, o que favorece a solidez da empresa e sua longevidade.

Tomada de decisões estratégicas – Conselheiros especialistas em mercados e setores diversos enriquecem a empresa com conhecimentos mais profundos e experiência prática capazes de impactar nos rumos do negócio. Ter um conselho consultivo fortalece o planejamento anual e também amplia a capacidade de inovação e de adaptabilidade da empresa.

Exemplo de planejamento empresarial anual bem-sucedido

O Grupo Baumgart é um ótimo exemplo de empresa familiar que potencializou seu planejamento anual com estratégias assertivas. A empresa é dona do Shopping Center Norte e de empreendimentos nos setores de construção e agronegócio.

Ao longo de sua caminhada no mercado, o Grupo Baumgart adotou a prática do planejamento anual estratégico, sempre se baseando em análises detalhadas de cenários econômicos e de mercado.

Para fortalecer a tomada de decisão e alinhar as estratégias de longo prazo, a empresa implementou um conselho consultivo com especialistas externos de diferentes áreas como varejo, gestão financeira e sustentabilidade.

Com essa iniciativa, a empresa consolidou sua posição no mercado como referência em seus setores de atuação mostrando que a profissionalização da gestão familiar e a criação de um planejamento sucessório estruturado são indispensáveis para o sucesso e longevidade no Brasil.

Sua empresa está elaborando o planejamento anual? Além de definir as principais estratégias para o próximo ano, considere o conselho consultivo como uma ferramenta essencial para alcançar seus objetivos com sucesso.

Carlos Moreira - Há mais de 37 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria), CCO (Diretor Comercial e de Marketing). e Conselheiro Administrativo.