Ministério da Cultura, Turma do Bem e Colgate apresentam “O Dentista Viajante”. A mostra reúne palestras, textos e a websérie “Da Boca ao Mundo”, em seis episódios — com histórias comoventes e inspiradoras de quem teve sua vida transformada pela Turma do Bem (TdB). A produção, disponível no ambiente digital, joga luz sobre o impacto que o trabalho voluntário tem, diante das profundas desigualdades do nosso País.
Ao acessar a página (dentistaviajante.tdb.org.br), o visitante tem a oportunidade de conhecer relatos emocionantes, nunca antes contados pelos dentistas da organização. A produção também cumpre a função de resgatar a memória da TdB, nos quase 23 anos de atendimento a jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade. As palestras, os registros textuais e a websérie, além de se complementarem, são apresentados de maneira artística e oferecem uma experiência estética e cultural única ao visitante.
Inspirado no texto clássico da Odisseia, do poeta grego Homero, “O Dentista Viajante” tem como objetivo explorar a jornada que é o voluntariado e demonstrar como ele pode ser uma ferramenta de transformação social. Assim como Odisseu cruzou os mares até chegar em casa, os dentistas da TdB abdicaram de uma rotina convencional para explorar o trabalho voluntário — e encontraram histórias que merecem ser contadas.
“Estamos ansiosos para discutir a importância das trocas culturais na construção de si mesmo e na compreensão do mundo pelo outro. A série tem forte potencial para gerar reflexões nesse sentido”, explica Dr. Fábio Bibancos, fundador e presidente voluntário da TdB.
“A série ilustra o poder das trocas culturais e o impacto positivo que elas geram, tanto para os voluntários quanto para as comunidades atendidas. A Colgate acredita que o acesso à saúde bucal de qualidade é fundamental para a construção de um futuro mais saudável e, por isso, estamos orgulhosos de contribuir para essa iniciativa que conecta milhares de dentistas ao redor do mundo. Continuamos comprometidos em promover sorrisos mais saudáveis e em apoiar ações que transformam vidas”, diz Adriana Anido, VP de Marketing da Colgate-Palmolive no Brasil, reforçando o compromisso da empresa com a causa.