11/02, Dia do Zelador: atividade é fundamental para a gestão condominial

Para o condomínio, o zelador representa a figura fundamental na gestão do síndico, sendo considerado o seu braço direito.

11/02, Dia do Zelador: atividade é fundamental para a gestão condominial

Por: Rosely Schwartz
 

Todos que moram ou trabalham em condomínio devem homenagear, no dia 11 de fevereiro, o profissional que exerce a atividade zelador. Devido a sua relevância na gestão de propriedades, como condomínios, escolas, hospitais, empresas e demais instituições, foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a Lei nº 2.131, de 4 de outubro de 1979, que decretou a data como o Dia do Zelador. Em outros estados as comemorações variam entre os dias 09 e 11 de fevereiro.
 

Para o condomínio, o zelador representa a figura fundamental na gestão do síndico, sendo considerado o seu braço direito. Para que haja uma administração com qualidade e eficiência, não adianta o síndico ter amplo conhecimento em gestão se o seu zelador não estiver motivado e alinhado com as suas expectavas. O treinamento também é fundamental para exercer as funções com mais qualidade, o que permite ao síndico dividir as suas responsabilidades, principalmente as mencionadas no Código Civil, art. 1.348.
 

O estabelecimento das suas atividades diárias depende do contrato estabelecido com o condomínio, que deve considerar também o que está previsto na convenção coletiva, podendo variar entre as regiões do país. Suas principais atividades são:

  • Contato direto com o síndico e, quando necessário, assumir como preposto do síndico;
  • Distribuir e supervisionar as atividades dos empregados, como: porteiros, encarregados da limpeza e manutenção e seguranças, além do material e equipamentos necessários para o trabalho diário;
  • Verificar se o sistema de iluminação foi desligado;
  • Examinar e fiscalizar o funcionamento dos elevadores;
  • Substituir lâmpadas queimadas;
  • Verificar se as bombas d’água estão funcionando;
  • Averiguar se o fornecimento de água da rua está ocorrendo;
  • Verificar se o Regulamento Interno está sendo cumprido;
  • Avaliar com periodicidade o estado dos extintores de incêndio;
  • Providenciar, em caso de defeito, a imediata chamada das empresas fornecedoras de água, eletricidade, gás e telefone;
  • Chamar o pronto-socorro ou cuidar do encaminhamento de qualquer morador ou funcionário em caso de acidente;
  • Chamar a polícia caso seja necessário;
  • Executar pequenos reparos e consertos;
  • Atender a todos os condôminos com delicadeza e respeito;
  • Evitar comentários e ser sempre discreto e imparcial;
  • Intermediar as necessidades entre os moradores e o síndico.

Evolução da atividade de zelador
 

Era comum os zeladores serem profissionais que trabalharam na construção dos edifícios dos condomínios, e, quando ocorria a instituição, eram contratados como funcionário, para morar no edifício, em função de conhecerem detalhes importantes para a manutenção do prédio. Possuíam formação acadêmica mínima e sem conhecimento sobre gerenciamento e informática.
 

Hoje os zeladores se destacam por serem profissionais mais treinados e pela capacidade de auxiliar nas atividades administrativas. Muitos já possuem conhecimento de informática, auxiliando o síndico no levantamento de preços, acompanhamento das manutenções por aplicativos e elaboração de circulares. A grande maioria não mora mais no edifício e muitos são contratados como gerentes prediais. Dependendo da localização do condomínio, principalmente áreas turísticas, e da sua complexidade na estrutura, pode ser necessário o conhecimento de idiomas, principalmente o inglês.
 

Durante a pandemia, o zelador ocupou um papel essencial na gestão para fazer cumprir todas as determinações do Ministério da Saúde, relacionadas às áreas permitidas para o uso dos moradores, utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os funcionários e máscaras para os moradores. Foi necessário demonstrar competência, ter empatia e muita paciência para contornar os conflitos que surgiam, auxiliando os síndicos na condução da gestão durante essa difícil fase.
 

A especialista: Rosely Benevides de Oliveira Schwartz é professora do curso “Administração de Condomínios e Síndico Profissional” da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e dos cursos 100% online de OCONDOMINIO. Contabilista e Administradora formada pela FAAP, possui MBA pela USP em Gerenciamento de Facilidades (Gestão Predial com foco na operação). Atua na área de consultoria para condomínios desde 1994. Autora do livro “Revolucionando o Condomínio”, participou do quadro “Chame o Síndico”, do Fantástico, na Rede Globo. É palestrante e autora de diversos textos publicados pela mídia especializada na área.