COP30: Agricultores podem reduzir emissões de carbono em 10%, diz CEO global da UPL

A meta pode ser alcançada utilizando apenas tecnologias já disponíveis no mercado

COP30: Agricultores podem reduzir emissões de carbono em 10%, diz CEO global da UPL
ai Shroff, chairman e CEO global do Grupo UPL – fornecedor global de soluções agrícolas sustentáveis – acredita que os agricultores podem reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em até 10%, utilizando apenas tecnologias que já estão disponíveis no mercado. Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), no coração da Amazônia, Shroff também destacou que a agricultura deve ser reconhecida como parte essencial da transição climática global.
Jai Shroff afirmou: “Acreditamos que todo agricultor pode reduzir suas emissões [de dióxido de carbono, o CO₂] em 10%. Com as tecnologias disponíveis hoje, cada produtor pode diminuir sua pegada em 10%. E esses 10% representam cerca de 2,5% de todas as emissões globais”. Considerando que entre 25% e 30% das emissões mundiais vêm da atividade agrícola, “uma redução de 10% pelos agricultores poderia ser um fator-chave na descarbonização do planeta”.
Ele acrescentou: “Temos exemplos de produtores que, utilizando tecnologias da UPL, conseguem reduzir quatro toneladas de carbono para cada tonelada de café produzida. E há muitas histórias como essa que queremos compartilhar com líderes globais, dizendo: ‘por favor, incluam-nos [nas políticas climáticas globais] e contem conosco’”. Shroff enfatizou que a adoção de soluções agrícolas sustentáveis – como os biológicos, segmento no qual a UPL é líder global – pode gerar impacto imediato e positivo na mitigação das mudanças climáticas, posicionando os agricultores como protagonistas dessa transformação.
Para contar essas histórias mencionadas por Shroff, a UPL criou a campanha global #AFarmerCan, que celebra “o herói que você não sabia que precisava”: agricultores que estão “plantando as sementes da mudança climática”. A iniciativa homenageia produtores em todo o mundo que utilizam soluções da UPL e aplicam práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa, a conservação da água e a regeneração do solo.
Na AgriZone e por meio de mais de mil peças de comunicação espalhadas por Belém, a UPL está apresentando essas histórias inspiradoras, incluindo o caso do café carbono negativo da marca Mió, produzido em Minas Gerais com o portfólio agrícola da UPL. O produto — que captura mais CO₂ do que emite – pode inclusive ser degustado na Blue Zone, por delegações oficiais, chefes de Estado e participantes credenciados, reforçando o papel transformador da agricultura na ação climática.
Sobre a UPL
A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 5,2 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 15.000 registros. Estamos presentes em mais de 140 países, representados por mais de 12.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar – incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais –, visite www.uplcorp.com/br e siga-nos no Linkedin, no Instagram e no Facebook.