ExpoEduc 2025 reúne 10 mil participantes por dia e projeta o futuro da educação no Brasil

De acordo com a organização, esta edição já é considerada a maior da história da feira, com público estimado em cerca de 10 mil pessoas por dia

ExpoEduc 2025 reúne 10 mil participantes por dia e projeta o futuro da educação no Brasil
Foto: Adrovando Claro

Considerada a maior feira educacional das regiões Norte e Nordeste e a segunda maior do país, a ExpoEduc iniciou nesta quinta-feira (24), em Natal, a programação da sua 6ª edição com o desafio de debater o futuro da educação e o papel da tecnologia no ambiente escolar. O evento acontece no Centro de Convenções da capital potiguar e segue até o próximo sábado (26), reunindo palestrantes de renome nacional, gestores, educadores e profissionais da área vindos de todos os estados brasileiros, além de representantes internacionais de países como Estados Unidos, Canadá e Itália.

De acordo com a organização, esta edição já é considerada a maior da história da feira, com público estimado em cerca de 10 mil pessoas por dia. Além das palestras e debates, a programação inclui estandes para exposições, rodadas de negócios voltadas para o setor educacional e espaços interativos que promovem a troca de experiências entre redes públicas e privadas de ensino.

“A ExpoEduc tem como missão ser um braço de apoio à formação continuada de professores e gestores. Todos os anos buscamos apresentar soluções e reflexões alinhadas aos desafios reais enfrentados pelas escolas. Nesta edição, reunimos cerca de 10 mil participantes diários, cada um impactando em média 100 estudantes. Isso significa dizer que estamos colaborando para transformar a vida de mais de um milhão de alunos em todo o país. Natal, neste momento, se torna a capital da educação brasileira”, destacou Crislan Viana, CEO do evento.

Com o tema “On ou Off: de que lado a escola deve estar?”, a ExpoEduc 2025 propõe uma reflexão sobre a integração das tecnologias digitais no cotidiano escolar, analisando seus benefícios, limites e impactos na formação humana. Um dos espaços mais esperados da programação é o *Palco Max*, que reúne personalidades de diversas áreas, como educação, psicologia, comunicação e cultura, para discutir os caminhos da escola contemporânea.

A abertura do evento foi marcada por uma palestra inspiradora do ator, escritor e cineasta Lázaro Ramos, que lotou o Palco Max com sua fala intitulada “Tecnologia como palco, humanidade como ato: o papel da educação no equilíbrio tecnológico”. Em tom emocionado, Lázaro compartilhou sua trajetória pessoal, destacando o papel decisivo da escola em sua vida.

“Foi uma professora que acreditou em mim quando pensei em desistir dos estudos. A educação foi o que me impulsionou, me projetou. Eu entrei por acaso no teatro por convite de um professor e, a partir daí, novas portas se abriram. Cheguei trabalhar na área de Análises Clínicas em Salvador, mas decidi seguir pela arte e pela educação, que sempre estiveram lado a lado na minha caminhada”, afirmou o artista.

Durante sua apresentação, Lázaro também promoveu um diálogo direto com os educadores presentes, reforçando a importância do professor como agente de transformação social. Aplaudido de pé, o artista emocionou a plateia e marcou com sua fala um dos momentos mais simbólicos da feira, considerada hoje um dos principais encontros de inovação educacional do Brasil.

 A programação da ExpoEduc 2025 segue até sábado, com palestras, painéis temáticos, lançamentos de livros e oficinas voltadas para práticas pedagógicas inovadoras, ampliando o debate sobre os desafios e as possibilidades da educação na era digital.