Principais desafios das maiores empresas brasileiras e o caminho para solucioná-los

As maiores empresas brasileiras enfrentam alguns desafios em comum. Esse é o assunto do artigo que conta com a participação de Marcelo Viana, consultor e CEO da T4 Consultoria, especialista em gestão de empresas.

Principais desafios das maiores empresas brasileiras e o caminho para solucioná-los
Bradesco, Itaú, BTG, WEG, Ambev, Vale, Petrobras estão entre as maiores empresas do Brasil, que também são referência aos olhos do mundo, tanto em relevância no mercado quanto em sustentabilidade. 

Especialmente no cenário brasileiro são muitos os desafios enfrentados pelas maiores organizações como: cenário econômico marcado por instabilidade, alta competitividade, mudanças regulatórias, entre muitos outros fatores. 

À frente da T4 Consultoria, auxiliando empresas de grande porte na reestruturação financeira e na captação de recursos para inovação, Marcelo Viana aborda sobre os principais desafios das maiores empresas brasileiras e o melhor caminho para resolvê-los.

Principais desafios das grandes empresas brasileiras e soluções para superá-los

Empresas de grande porte precisam lidar com os principais desafios da atualidade para continuar expandindo no mercado, como:

Sistema tributário brasileiro – Este pode ser um dos maiores obstáculos. O sistema tributário possui regras que são frequentemente alteradas, além da elevada carga fiscal, o que impacta diretamente as grandes empresas no momento de planejar seus fluxos de caixa e estratégias de crescimento.

Gestão de custos e eficiência operacional – Dentre os principais desafios das maiores empresas brasileiras está controlar as despesas operacionais enquanto se busca por melhores margens de lucros. Empresas que ignoram a importância de priorizar a eficiência operacional podem perder vantagem competitiva.

Capacidade de adaptação às novas tecnologias – Intimamente ligada à inovação, é fundamental acompanhar as novas tecnologias, fundamental para manter a empresa sustentável no mercado. 

Crises econômicas e mudanças nas regulamentações – Como já mencionado, a instabilidade econômica assim como mudanças repentinas em normas legais pode impactar diretamente custos e estratégias de expansão.

Problemas de governança e sucessão – Governança frágil e falta de planejamento sucessório também colocam em risco a permanência de grandes empresas no mercado. Um exemplo de problemas ligados à governança é o da grande varejista Americanas, que após escândalo envolvendo sua contabilidade, foi questionada, dentre outras coisas, acerca de práticas de governança como transparência e responsabilidade corporativa.

Como solução para superar estes grandes desafios, está no:

Planejamento financeiro estratégico – importante, inclusive, na identificação de riscos e mitigação de impactos;

Investimento em tecnologia e inovação – principalmente para a constante melhoria na eficiência operacional da empresa que também resulta em vantagem competitiva;

Fortalecimento das práticas de governança - uma governança corporativa eficiente é fundamental para solucionar conflitos internos, assegurar o cumprimento das leis e regulamentações e garantir que a empresa opere de maneira sustentável e responsável no mercado;

Apoio especializado - ter o apoio especializado de profissionais externos para apontar ao negócio os principais caminhos e alternativas para continuar expandindo no mercado, é fundamental, já que muitos problemas podem passar despercebidos à alta gestão. 

Recuperação judicial como ferramenta de reestruturação entre empresas de grande porte 

Em casos de grave crise principalmente devido ao endividamento, a recuperação judicial, instrumento previsto na (Lei nº 11.101/2005) tem como principal objetivo apresentar um plano de recuperação que seja exequível e que demonstre aos credores sua capacidade de se recuperar. 

A recuperação judicial possibilita à empresa:
  • Renegociar suas dívidas com os credores;
  • Continuar suas operações durante o processo de (dois anos) estipulados pela legislação;
  • Reestruturação financeira e operacional para dar um novo fôlego ao negócio. 

Exemplo de superação de crise após recuperação judicial do Grupo SBF

O Grupo SBF é a controladora da rede de lojas de artigos esportivos Centauro. A grande empresa entrou com pedido de recuperação judicial em 2020 por conta de inúmeros desafios financeiros decorrentes, em grande parte, da Covid-19.

Após o período de recuperação judicial, o Grupo SBF conseguiu retomar o crescimento, expandir suas operações e aumentar as suas vendas, tanto em lojas físicas, quanto online.

Sejam quais forem os maiores desafios das empresas brasileiras, é possível vencê-los com estratégia e decisões assertivas.

Tanto em casos de recuperação judicial como em casos de dificuldades que ainda não tenham chegado a um ponto de maior gravidade, ter o apoio de uma consultoria especializada para nortear os principais passos para a recuperação da empresa é imprescindível.

O melhor caminho para a sustentabilidade empresarial ainda está na prevenção e em delegar funções estratégicas às mentes mais preparadas para executá-las. 


Marcelo Viana, fundador da T4 Consultoria, com ampla experiência em cargos executivos em grandes empresas brasileiras. É uma das principais referências quando o tema é Gestão Familiar.