Programa Estadual de Sementes Crioulas distribuirá mais de 38 toneladas de sementes em 2024
O RN tem o maior programa de sementes crioulas do Brasil e, neste ano, deverá contemplar cerca de 7.600 famílias
Chegando ao quinto ano de implementação, o Programa Estadual de Sementes Crioulas deverá contemplar aproximadamente 7.600 famílias agricultoras com a distribuição de 38.250 kg de sementes de arroz vermelho, feijão, milho e sorgo no primeiro semestre de 2024 – considerando uma média de 5kg de sementes/família.
Representando um investimento de R$ 600 mil do Governo do RN, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), o Programa de Sementes destina recursos que vão diretamente para as famílias agricultoras fornecedoras das sementes. Estas sementes, depois de adquiridas, são destinadas a outras famílias agricultoras, distribuídas nos territórios pela Emater a partir das cidades “pólo”: Umarizal, Pau dos Ferros, Caicó, Mossoró, Assú, Currais Novos, Santa Cruz, São José de Mipibu, João Câmara e São Paulo do Potengi.
“O programa de Sementes Crioulas é o compromisso do Governo da Professora Fátima com a valorização do nosso patrimônio e com a agricultura familiar. Aumentamos a cada ano a aquisição e a distribuição, garantindo renda e produção de alimentos saudáveis pelas mãos cuidadosas dos agricultores e agricultoras potiguares”, afirmou o secretário da Agricultura Familiar, Alexandre Lima.
O objetivo central do Programa é fortalecer a sustentabilidade das famílias de agricultores, através do estímulo à utilização de sementes localmente adaptadas à realidade ambiental e social da agricultura familiar potiguar. As sementes crioulas são culturas historicamente plantadas pelas famílias rurais, sendo mais adaptadas às condições climáticas típicas da maior parte do território potiguar.
O Programa Estadual de Sementes Crioulas está inserido no contexto do Programa Estadual de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes), e permite que o Governo do Estado compre as sementes de cooperativas, associações e outras organizações da agricultura familiar. A Sedraf realiza a aquisição das sementes a partir de chamadas públicas, especificando as espécies e variedades para cada Território.
No ano passado, foram compradas aproximadamente 31 toneladas de sementes crioulas de feijão, milho, sorgo, arroz e fava, totalizando um investimento de mais de R$ 500 mil por parte do Governo do RN.