Canção Nova transmite celebração dos 380 anos dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

A TV Canção Nova transmitirá a missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso

Canção Nova transmite celebração dos 380 anos dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Nesta sexta-feira, 3 de outubro de 2025, a Igreja Católica celebrará a Festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Na festividade que acontece no Santuário dos Mártires, em São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte, padre Alexsandro de Lima Freitas, da Comunidade Canção Nova, presidirá a primeira missa do dia, às 5h. 

A TV Canção Nova transmitirá a missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, às 7h, e a oração do Terço da Misericórdia, às 15h. A programação da festa pode ser conferida no link: Festa dos Santos Mártires.  

“Mártires de Cunhaú e Uruaçu” é o título dado pela Igreja Católica aos cristãos católicos  (sacerdotes e leigos, mulheres e crianças) assassinados no ano de 1645 durante as invasões holandesas no Rio Grande do Norte. No ano 2000, eles foram beatificados pelo Papa João Paulo II e nomeados ‘Protomártires do Brasil’. Papa Francisco, em 2017, canonizou os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, o camponês Mateus Moreira e seus companheiros leigos, sendo os primeiros santos mártires do Brasil. 

Para saber mais sobre a história do martírio e os locais deste acontecimento, a plataforma @CnPlus disponibiliza gratuitamente o documentário História dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, produzido pela Central de Jornalismo Canção Nova.