Psicóloga dá 7 dicas de atividades lúdicas para pais entreterem as crianças nas férias
De acordo com a psicóloga Estela Mares, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, incluir essa prática na rotina dos filhos, não apenas proporciona diversão, mas também contribui significativamente para o crescimento físico, emocional, social e cognitivo.
As atividades lúdicas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Quando incorporadas no dia a dia dos pequenos durante as férias, pode ajudar a manter a concentração e o aprendizado de forma divertida, o que faz com que a retomada para os estudos em 2025 seja ainda mais fácil.
De acordo com a psicóloga Estela Mares, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, incluir essa prática na rotina dos filhos, não apenas proporciona diversão, mas também contribui significativamente para o crescimento físico, emocional, social e cognitivo.
“Durante o período de férias as crianças acabam ficando mais ociosas, o que é um desafio para os pais. Dessa forma, é essencial que pais sejam criativos a fim de dar um tempo de qualidade aos seus filhos. Com a inserção do lúdico, as crianças são influenciadas a usar a imaginação e a criatividade para resolver problemas, explorar novas ideias e expressar-se de forma livre e espontânea”, destaca.
Para Estela, essa prática estimula o desenvolvimento motor das crianças, promove o controle dos movimentos, a coordenação motora, a agilidade e o equilíbrio, além de contribuir significativamente para o fortalecimento das habilidades socioemocionais e amplia a curiosidade.
“Essa prática pode ser considerada como um recurso pedagógico essencial para o processo de aprendizagem da criança, o que facilitará a retomada dela às aulas no próximo ano”, reforça.
A psicóloga dá algumas dicas de atividades lúdicas que podem ser inseridas na rotina das crianças durante as férias. Confira:
1. Jogos de Tabuleiro Educativos
- Xadrez: Desenvolve o raciocínio lógico e estratégico.
- Scrabble: Melhora o vocabulário e a ortografia.
- Monopoly: Ensina noções básicas de economia e negociação.
2. Atividades Artísticas
- Pintura e Desenho: Estimula a criatividade e a coordenação motora.
- Teatro de Fantoches: Melhora a expressão verbal e a imaginação.
- Artesanato: Desenvolve habilidades manuais e a paciência.
3. Leitura e Contação de Histórias
- Clubes de Leitura: Incentiva o hábito da leitura e a interpretação de textos.
- Contação de Histórias: Estimula a imaginação e a capacidade de ouvir e compreender.
4. Atividades ao Ar Livre
- Caça ao Tesouro: Promove a resolução de problemas e o trabalho em equipe.
- Jardinagem: Ensina sobre a natureza e a responsabilidade.
- Esportes: Melhoram a saúde física e a disciplina.
5. Jogos de Memória e Concentração
- Quebra-cabeças: Desenvolvem a paciência e a capacidade de resolver problemas.
- Jogos de Memória: Melhoram a memória e a concentração.
- Sudoku: Estimula o raciocínio lógico e a concentração.
6. Atividades Científicas
- Experimentos Simples: Despertam o interesse pela ciência e a curiosidade.
- Visitas a Museus: Proporcionam aprendizado de forma interativa e divertida.
- Construção de Modelos: Desenvolvem habilidades de planejamento e execução.
7. Tecnologia Educativa
- Aplicativos Educativos: Oferecem aprendizado de forma interativa e divertida.
- Programação para Crianças: Ensina lógica e resolução de problemas.
- Realidade Aumentada: Proporciona experiências de aprendizado imersivas.
Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.