Autora potiguar destaca universo lúdico e temáticas sensíveis na saga "Vagary"

A saga “Vagary” é ambientada em um mundo encantado, onde as protagonistas, as gêmeas Malu e Bia, vivem aventuras que estimulam a reflexão e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Autora potiguar destaca universo lúdico e temáticas sensíveis na saga "Vagary"
Foto: Adrovando Claro

A escritora Fernanda Martins, autora da saga infantojuvenil “Vagary”, marcou presença na ExpoEduc 2025 com o lançamento de um livro de atividades baseado no universo mágico de suas obras. Formada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Escrita Criativa, a autora utiliza elementos lúdicos e fantasiosos para tratar de temas profundos e sensíveis, sempre com foco na formação emocional e cognitiva das crianças.

A saga “Vagary” é ambientada em um mundo encantado, onde as protagonistas, as gêmeas Malu e Bia, vivem aventuras que estimulam a reflexão e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. "No primeiro livro, abordo o tema do medo, inspirado por uma experiência real com uma das minhas filhas, que tinha medo de luvas. A história a ajudou a superar essa dificuldade", contou a autora.

Já no segundo volume, as personagens enfrentam uma aventura aquática repleta de desafios, que exige delas coragem e raciocínio lógico. "É uma narrativa que propõe às crianças a busca de soluções diante de uma situação-problema, estimulando o pensamento crítico desde cedo", explicou Fernanda.

A inspiração dos livros na convivência com as filhas gêmeas. Foto: Adrovando Claro

No terceiro livro, “Vagaryar: A Profecia”, recém-lançado, a proposta é trabalhar a percepção dos sentimentos. Na história, Malu e Bia precisam ajudar seres mágicos a desvendar uma profecia, e nesse processo descobrem qual sentimento pulsa mais forte dentro de cada uma. "É uma maneira delicada de ensinar as crianças a reconhecerem e nomearem suas emoções", destaca a autora.

Durante a ExpoEduc, Fernanda lançou ainda um livro de atividades que complementa a saga, com propostas que desenvolvem o raciocínio, a memória, a criatividade e a interpretação textual. O material inclui adesivos interativos, tornando a experiência ainda mais atrativa para os pequenos leitores. "A Saga Vagary é muito mágica, muito lúdica. As crianças conseguem se conectar com as histórias de maneira natural, e acabam absorvendo as mensagens sem perceber", afirma.

Fernanda Martins também comentou sobre sua parceria com a editora potiguar Timbu, responsável pela publicação de seus livros. "Publico meus livros pela Timbu, com quem tenho uma relação muito positiva. Tenho autonomia para divulgar minha obra em eventos literários e também participo diretamente das negociações com lojistas. A editora me dá suporte tanto na revisão dos textos quanto nas ilustrações, e isso me permite atuar de forma independente, como aqui na ExpoEduc", relatou.

Além da participação na ExpoEduc, a escritora anunciou sua presença na próxima edição da Flip, em Paraty (RJ), onde também atuará de forma independente. Já na Feira do Livro de Mossoró, Fernanda estará acompanhada das editoras Timbu e Artbooks, ampliando o alcance de sua obra e consolidando sua presença no circuito literário nacional.