ExpoEduc destaca produção literária de professoras da rede municipal de ensino de Natal
As professoras Rosalba de Medeiros e Neryane Rodrigues, da Secretaria Municipal de Educação de Natal, protagonizaram momentos marcantes com o lançamento de suas obras autorais.

A ExpoEduc, reconhecida como a maior feira de educação do Norte-Nordeste, também se consolidou como espaço de valorização da produção literária dos profissionais da educação. Durante o evento, realizado no Centro de Convenções de Natal, duas educadoras da rede municipal lançaram publicações que unem literatura, ensino e o fortalecimento da identidade infantil.
As professoras Rosalba de Medeiros e Neryane Rodrigues, da Secretaria Municipal de Educação de Natal, protagonizaram momentos marcantes com o lançamento de suas obras autorais. Ambas conciliam a atuação no magistério com uma trajetória de produção literária voltada ao público infantil, abordando temas como sustentabilidade, identidade, autoestima e liberdade.
Rosalba de Medeiros, que atua como coordenadora pedagógica na Escola Municipal Adelina Fernandes, compartilhou sua trajetória como autora independente. Desde 2020, ela já publicou quatro livros infantis: O Gato Bartô, Floribel, O Planetinho Azul e, mais recentemente, A Menina Cor de Canela.
Iniciei minha produção com O Gato Bartô, que trata da discriminação racial. Depois veio O Planetinho Azul, sobre sustentabilidade. Em seguida, publiquei Floribel, que incentiva as crianças a sonharem e acreditarem em seu papel no mundo. Este ano, lancei A Menina Cor de Canela, que propõe um trabalho com a árvore genealógica das crianças. É uma forma de elas conhecerem suas raízes, valorizar a família, fortalecer a autoestima e a identidade,” explicou a autora.
Rosalba ainda destacou que suas obras são publicadas de forma independente pela gráfica “Sua Editora” e já foram apresentadas em eventos como a Feira do Livro e Quadrinhos de Natal (FLiQ), a Jenat (Jornada Educacional de Natal) e atividades promovidas pela própria Secretaria Municipal de Educação. “Tenho muito orgulho de ver meus livros sendo trabalhados em sala de aula pelas professoras da rede. Sempre que sou convidada, participo dos projetos nas escolas e nas feiras literárias,” completou.
Outra autora presente na ExpoEduc foi Neryane Rodrigues, que atua no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Libânia Medeiros. Ela lançou seu segundo livro, intitulado As Abelhas, uma fábula com forte mensagem de coragem, união e luta por liberdade. “A história mostra como as abelhas enfrentam um apicultor que as aprisiona, simbolizando o trabalho escravo. Elas se unem para reconquistar a liberdade e seus sonhos. É uma metáfora para que as crianças aprendam, desde cedo, o valor da união e da busca pelos ideais,”contou Neryane.
A obra está sendo vendida de forma independente, com apoio de colegas de profissão que ajudam na divulgação e comercialização. A autora também tem participado de eventos literários como a Feira do Livro e Quadrinhos de Natal (FLiQ), além de integrar coletivos culturais e artísticos como a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, a Associação Literária e Artística das Mulheres Potiguares, o Mulherio das Letras Nísia Floresta e a Casa do Cordel. “Onde me convidam, eu estou presente com meu livro, com o desejo de incentivar a leitura e fortalecer a identidade cultural das nossas crianças,” finalizou.
A participação das professoras na ExpoEduc reforça o papel transformador da literatura no ambiente escolar, evidenciando como a escrita pode ser uma extensão do compromisso pedagógico com a formação cidadã desde a infância.