Primeiro semestre tem crescimento significativo em corridas de rua regularizadas
A FPA vê o trabalho com licenças gerando resultados.

O trabalho de regulamentação das corridas de rua em São Paulo tem apresentado resultados significativos. No primeiro semestre deste ano, a Federação Paulista de Atletismo (FPA) divulgou números expressivos que confirmaram o aumento de provas com permissão da entidade. Foram 434 eventos homologados, representando um crescimento de 62% em comparação ao mesmo período do ano passado (268 de janeiro a junho de 2023). Esse avanço é um reflexo do esforço conjunto entre a Federação e os organizadores.
A FPA tem se empenhado ativamente para facilitar o acesso à regulamentação, com melhorias no atendimento, implementação de um sistema de permissão que agiliza o processo de emissão e oferece apoio técnico. Paralelamente, realiza a fiscalização, tanto com os funcionários administrativos quanto com a atuação presencial e a supervisão técnica dos julgados da FPA, além da atuação da assessoria jurídica, quando necessário.
" Esse crescimento demonstra que o setor está amadurecendo. Cada vez mais organizadores confirmam a importância de realizar eventos regulares, seguros e técnicos avaliados. A licença não é apenas um documento formal — ele garante critérios mínimos de segurança e infraestrutura, conforto respaldo legal para atletas e público", destaca Raphael Silva, diretor de corridas de rua da FPA.
A expectativa para os meses restantes de 2025 é ainda mais otimista. A projeção é que o ano termine com mais de 1.100 eventos oficialmente autorizados, o maior número da história das corridas de rua no estado. “Isso mostra que, além de ser um segmento forte, o atletismo de rua também pode servir de referência em organização e responsabilidade”, conclui Raphael.
Mais informações sobre o atletismo de São Paulo no site www.atletismopaulista.com.br