Bolsistas da UFRN recebem orientações iniciais da Fundase para atuação com socioeducandos

O objetivo do projeto interdisciplinar de pesquisa e extensão é desenvolver ações educativas que possam contribuir com a profissionalização de adolescentes e jovens em privação e restrição de liberdade, em uma abordagem que observe o respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e de capacitação profissional.

Bolsistas da UFRN recebem orientações iniciais da Fundase para atuação com socioeducandos

Estudantes dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, Artes Visuais e Educação Física da UFRN iniciaram a preparação para atuar junto a adolescentes responsabilizados por atos infracionais. Selecionados como bolsistas do projeto “Aprendizagens para o mundo do trabalho: pontes entre educação e profissionalização no sistema socioeducativo”, eles participaram de encontro com professores/pesquisadores gestores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN), no Centro de Educação.

 O objetivo do projeto interdisciplinar de pesquisa e extensão é desenvolver ações educativas que possam contribuir com a profissionalização de adolescentes e jovens em privação e restrição de liberdade, em uma abordagem que observe o respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e de capacitação profissional. 

 A coordenadora geral do projeto, Cláudia Kranz, conduziu a conversa junto com a vice-coordenadora e responsável pela pesquisa, Cynara Ribeiro.

Serão ofertadas oficinas de alfabetização e letramento, inclusive matemático; formação de habilidades e competências socioemocionais por intermédio dos eixos: arte, cultura, corpo e movimento no mundo do trabalho; oficinas/rodas de debates sobre temas relativos aos direitos humanos, direitos sociais, desigualdades sociais; oficinas de cuidado e responsabilização, para trabalhar o sentido da medida socioeducativa para o/a adolescente, visando a construção de novos projetos de vida e o fortalecimento dos seus vínculos familiares e comunitários.

 O presidente da Fundase/RN, Herculano Campos, falou sobre a demanda daqueles que cumprem medida socioeducativa, em geral com baixa escolaridade: “A ideia de profissionalização, ela extrapola a instrumentalização para o trabalho. É uma profissionalização que contempla corpo, reflexões sobre questões sociais, arte, cultura, é uma responsabilização no sentido de habilidades sociais.”

 A equipe da Fundação presente no evento incluiu ainda a diretora de desenvolvimento institucional, Sayonara Dias; a gerente de articulação interinstitucional, Nazaré Davi; e a assistente social da gerência de atendimento socioeducativo, Brenda Silva.

A estimativa é contemplar cerca de 70 socioeducandos. Trinta e seis pessoas da comunidade acadêmica vão se juntar aos servidores das unidades socioeducativas para esse trabalho: 11 pesquisadores bolsistas; 6 pesquisadores voluntários; 17 estudantes bolsistas; 2 pesquisadoras voluntárias, de 5 Centros da UFRN.

A iniciativa é parte do programa de desenvolvimento de ações integradas voltadas à qualificação das pessoas privadas de liberdade para o apoio e o incentivo ao trabalho, contemplado por Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Trabalho – MPT para criação da Rede Potiguar de Trabalho Decente no Sistema Prisional. O acordo, assinado pela governadora Fátima Bezerra em junho de 2024, tem ainda a participação do Tribunal de Justiça do Estado, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e do Ministério Público Estadual.