Milkshake com identidade brasileira vira fenômeno nos Estados Unidos

Com proposta imersiva e foco no sabor, Fernando e Silvania Loureiro criaram rede que já fatura quase R$ 4 milhões e mira 300 unidades em solo americano

Milkshake com identidade brasileira vira fenômeno nos Estados Unidos

Enquanto os EUA lideram como o berço do milkshake, foi um casal de brasileiros que decidiram transformar a sobremesa em uma experiência imersiva e afetiva para o consumidor americano. O casal Fernando e Silvania Loureiro, empreendedores com mais de 15 anos de atuação no mercado de franquias, são os nomes por trás da Polar Shake, rede de milkshakes gourmet que nasceu em Orlando com um conceito sensorial e hoje é destaque por atrair olhares e paladares nos EUA.

A aposta é ousada: em menos de um ano de operação, a marca soma quatro lojas em funcionamento, outras oito em processo de abertura, um faturamento de quase R$ 4 milhões e a previsão de encerrar o ano com 30 unidades em operação. “Nosso objetivo é consolidar a Polar Shake como referência no mercado americano, com 300 unidades espalhadas por todo o país. Queremos que o consumidor diga que vai tomar um Polar Shake, não um milkshake”, afirma Silvania.

O projeto nasceu após uma longa trajetória corporativa. “Foram 15 anos em uma mesma empresa até o desejo de empreender falar mais alto”, conta Fernando, que foi responsável pela expansão da Óticas Carol antes de fundar sua própria consultoria de franchising ao lado da esposa e sócia. Juntos, formataram e expandiram diversas marcas no Brasil até levarem o know-how para os Estados Unidos em 2019. “A pandemia adiou os planos, mas não a vontade de empreender. Em 2023, nasceu a Polar Shake com a proposta de preencher uma lacuna: oferecer um produto de alto padrão, sem ser básico nem exagerado, com sabores que equilibram criatividade e familiaridade”, explica Fernando.

A Polar Shake conquistou os americanos não só pelo sabor — com quase 30 combinações que vão de Ferrero Rocher a maracujá —, mas também pela proposta de ambientação sensorial das lojas. As unidades remetem a cabanas no ártico, com cheiro de baunilha no ar, projeções de ursos polares nas paredes e experiências imersivas com neve artificial e temperatura reduzida. “Queremos que as crianças peçam para os pais irem ‘na loja do urso’. É esse tipo de memória afetiva que constrói marcas fortes e duradouras”, afirma o casal.

A operação já nasce formatada para expansão por franquias e, além da presença crescente nos Estados Unidos, a Polar Shake chega ao Brasil em Agosto de 2025, com duas unidades próprias em São Paulo e expectativa de abrir até 30 pontos de venda no primeiro ano. “Enquanto o mercado americano demanda mix variado de produtos, o brasileiro é mais receptivo ao mono produto. A adaptação da operação será estratégica e, ao mesmo tempo, fiel à essência da marca”, destaca Fernando.

A rede também ampliou recentemente o cardápio com produtos como o açaí bowl e o Paradise Roll — um croissant gelado, recheado com os mesmos ingredientes dos milkshakes. Em breve, opções salgadas entram para compor o cardápio de quem quer viver a experiência da marca do café ao lanche da tarde.

Ao transformar uma sobremesa em ponto turístico e experiência sensorial, o casal provou que a inovação no food service vai muito além do sabor — e pode ser uma ponte entre o empreendedorismo brasileiro e o consumo americano.